terça-feira, outubro 30, 2007

Volantes, Trincos, Pivots e outros que tais...(parte1)

O futebol actual vive muito em função da consistencia defensiva, como suporte fundamentel do aspecto ofensivo. As equipas preparam-se a partir da retaguarda, e depois pensa-se no processo ofensivo. Solidez defensiva é fundamental. Nessa conjectura existe uma posição, e um tipo de jogador, fundamental nas grandes equipas por esse mundo fora, o medio que joga á frente da defesa, para uns trinco, outros pivot e para os Sul Americanos, o chamado volante. É o primeiro tampão ás investidas do adversário, e tambem o homem que inicia o processo ofensivo. A qualidade desse processo está directamente relacionada com o tipo de opções que esse homem toma. Por isso no contexto actual, mais valia são aqueles jogadores que destroem o jogo adversário, com a mesma qualidade que constroem o jogo ofensivo da sua equipa, quer através de passes curtos, longos, temporização dos momentos de jogo e utilização das pausas como metodo de recuperação activa da sua equipa.
Nem muitos jogadores com essas caracteristicas por esse mundo fora, neste pequeno exercicio proponho algumas pistas de jogadores sub 23, que julgo destinados num futuro proximo a pisarem os palcos dos grandes campeonatos, envergando uniformes de equipas de topo Mundial.

Ps. Já agora como nota de rodapé, tenho como minha, a opinião de que Volante será o termo mais adequado para definir esta estirpe de jogadores, são eles que realmente conduzem as equipas.

Sem comentários: